• Património Natural e Cultural

  •  

Guayadeque é um profundo barranco que divide a ilha. O Barranco de Guayadeque, qualificado Monumento Natural e Bens de Interesse Cultural, conta com um Centro de Interpretação localizado num edifício escavado nas suas ladeiras. Neste ponto pode-se realizar um percurso desde o passado mais remoto, no qual a erosão e a actividade vulcânica formarão esta paisagem, até sua utilização actual, passando pela ocupação aborígene e onde se pode encontrar o interessante povoado troglodita de Gruta Bermeja, a capela de San Batolóme Apóstol, assim como vários restaurantes acolhedores e lavrados na própria rocha da montanha.

  O Teide é um vulcão situado na ilha de Tenerife. Com uma altitude de 3.718 m e aproximadamente 7.000 m de altura sobre o leito oceânico, é o pico mais alto das ilhas do Atlântico.

  A montanha de Agüimes é outro dos lugares mais belos para os visitantes, onde se conserva vestígios arqueológicos, podendo assim admirar a arte rupestre e grutas de quartos aborígenes.

 Temisa é um belo ambiente paisagista.Nele poderemos admirar uma extraordinária paisagem de montanhas, O Roque de Aguayro e o olival mais importante do Arquipélago Canário, onde se localiza a Capela de San Miguel, do século XVIII.

 

  • Tipo de património construído

     

Uma das visitas de maior interesse para os turistas é o Templo Paroquial de San Juan Sebastián, um edifício levantado em pedra, com certo estilo catedrático e com uma fachada que representa uma das melhores mostras arquitectónicas do neoclassicismo canário. Foi declarado Monumento Histórico Artístico Nacional em 1981.

Na praça de San Juan Antón localiza-se o Centro de Interpretação de Agüimes, que nos permite interpretar as características arquitectónicas, artísticas e históricas do Centro Histórico, tipologias dos diferentes edifícios que existem ou existiram no centro, como casas de camponês, da burguesia, ateliê artesanal, capelas, igrejas, convento, jazigos arqueológicos…