Enquadramento da Actividade
" Construção de um Roteiro "
Através da educação geográfica os alunos aprendem a aplicar os conceitos de localização/lugar, ambiente, região, interacção e movimento. Ao integrar as diferentes características de um lugar, a Geografia desenvolve o processo de conhecimento do Mundo (Câmara et al., 2001,p.13).
É a partir do trabalho de campo e do trabalho de grupo que é possível promover a discussão de ideias, a produção de conclusões e a utilização de destrezas geográficas. (Câmara et al., 2001,p.13).
Trabalhar dentro e fora da sala de aula, integrando saberes e utilizando o método investigativo permite contribuir para uma cidadania participativa e consciente (Câmara et al., 2001,p.5).
Referências Bibliográficas:
Câmara, A., Ferreira, C., Silva, L., Alves, M., Brazão, M. (2001), Geografia: Orientações Curriculares- 3º ciclo. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica, Lisboa, 31p.
Tema: As Actividades Económicas (Geografia-8º Ano)Unidade Didáctica: os serviços e o turismo |
INTENÇÕES ESPECÍFICAS:
|
SABER:
Enunciar conceitos relacionados com o turismo;Enumerar os factores que influenciam esta actividade económica;Mencionar os problemas que surgem com esta actividade humana.
|
SABER FAZER:
Distinguir os vários tipos de turismo.Relacionar as caracteristicas de uma região com o tipo de turismo que apresenta.Elaboração de hipóteses de intervenção para a resolução de problemas.Utilizar as TIC para desenvolver aprendizagens geográficas.
|
SABER SER:Participar colaborativamente nas tarefas em grupo.Mostrar interesse e empenho na realização da tarefa proposta.
|